


Possuindo 700m de extensão e sendo considerada uma das melhores praias da cidade, seu nome significa em Tupi ”pedra escrita, riscada ou que tem inscrição”. Em meio a uma vegetação exuberante, suas águas são transparentes e azuladas. Paraíso dos surfistas, é pequena e uma das mais frequentadas pela juventude, além de oferecer uma rica paisagem. No recanto direito, fica a ”Prainha”, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia protegida das ondas e que apresenta na maior parte do tempo águas calmas.
A trilha do Morro do Costão de Itacoatiara, é considerada de dificuldade média, pois apesar de ter apenas 2 km de comprimento (ida e volta) e 217 metros de altitude, possui trechos íngremes e exige condicionamento físico principalmente das pernas.
O início da trilha fica no final da Rua das Papoulas, 222, Niterói – RJ, onde há uma entrada para o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que permite o acesso das 8 às 17 horas.

Com pouco tempo de caminhada, você chegará em um ponto de parada com banco para descanso e uma trifurcação com placa. O caminha para o Costão é o da direita, os outros levam para a Enseada do Bananal e o Morro do Elefante.
A subida tem alguns trechos expostos e muita gente acaba ficando com medo, mas em 25 minutos você consegue chegar ao topo.
Do cume você consegue ver a praia de Itacoatiara, um pedaço da enseada do Bananal, a Pedra do Elefante, as praias de Camboinhas, Itaipu e Piratininga e, no fundo, o Rio de Janeiro principalmente identificado pelo Pão de Açúcar e pela Pedra da Gávea.

