A Associação Fluminense dos Advogados Civilistas e Criminalistas (AFACC) se reuniu ontem (28) para discutir o futuro da profissão e entregar os certificados a cada um dos presidentes das comissões, nomeados no fim de maio. O encontro dos cerca de 20 membros ocorreu na livraria e café Livro Etc, na Amaral Peixoto, no centro de Niterói, e os certificados foram entregues pelo presidente, João Pascoto Neto, e pela vice-presidente, Kelly Cristiny Silva de Barros Fernandes. O grupo também planeja realizar um evento na segunda semana de agosto para trazer novos profissionais para a Associação.
Ao longo de uma hora e meia de reunião, os advogados relataram questões que afligem tanto a AFACC quanto a classe profissional, como a infraestrutura precária e a limitação do mercado no pós-pandemia. Outro tema norteador foi a necessidade de atrair jovens para o fenômeno associativo e de orientá-los para que tenham mais segurança ao ingressar na profissão. Para o diretor fundador da Associação e ex-presidente da OAB/Niterói Cláudio Vianna, não deve haver qualquer distância entre as instituições da área e as universidades, justamente para que “o advogado jovem, o estagiário do Direito” já esteja familiarizado com o exercício da advocacia ao pegar o diploma.
O presidente da Comissão Jovem da AFACC, Marcelo Kemp Spinelli, entende as redes sociais justamente como a principal forma de atração desse público e de estabilização no mercado. Para ele, é papel da Associação difundir conhecimentos de outras áreas, como o marketing, que possam agregar nessa tarefa. Um evento que promova essa troca foi também pauta da discussão e deve ocorrer na semana do dia 11 de agosto, quando o Dia do Advogado é comemorado.
Marcelo Kemp, presidente da Comissão Jovem, na reunião da AFACC, que aconteceu ontem (28)
Mas não é só o jovem profissional que o grupo está determinado a auxiliar. A relação dos veteranos com a tecnologia também merece atenção, ressalta o presidente João Pascoto. É consenso entre os membros que a AFACC deve atuar como um braço da OAB, fornecendo todo o suporte possível ao profissional de Direito. Essa é a forma de “lutar por uma advocacia nacional forte”, afirma o diretor fundador Cláudio Vianna.
A AFACC foi criada em outubro de 2013 justamente para ouvir e representar as demandas da advocacia cível e criminal, e a nova diretoria tomou posse em fevereiro deste ano. A sede da Associação fica na Av. Amaral Peixoto, 507, sala 204.
João Pascoto Neto, no centro, e Kelly Cristiny Silva de Barros Fernandes, à direita, respectivamente presidente e vice-presidente da AFACC