
O compositor, pianista e produtor é prestigiado em todo o mundo — prova é sua indicação ao Grammy 2015, prêmio do qual já foi vencedor em 1992. Mas foi bem antes disso, em 1941, que o músico nasceu, em Niterói.
A atriz, com extensa carreira na televisão e no teatro, veio ao mundo — mais especificamente à Cidade Sorriso — em 1933.
Membro da Associação Brasileira de Letras (ABL), o niteroiense nascido em 1917 tem longa carreira acadêmica, jornalística e literária, tanto no Brasil quanto no exterior. O autor de “Quarup” e “Sempreviva” faleceu em 1997.
Filha da classe média niteroiense saiu de casa ainda na adolescência. A partir daí, sua voz e personalidade se tornaram conhecidas como integrante dos Novos Baianos e parceira musical do ex-marido, Pepeu Gomes.
O apresentador de “A praça é nossa”, do SBT, começou a trabalhar como comunicador com o pai, o radialista, escritor e também niteroiense Manoel de Nóbrega.
Com vários personagens em telenovelas brasileiras, o ator nasceu na cidade fluminense em 1971.
Foi nos jornais estudantis de sua cidade natal, Niterói, e no O Fluminense que o fundador de O Globo começou sua carreira jornalística.
O atacante, que se consagrou no Palmeiras e no Vasco, é filho de uma humilde família portuguesa de Niterói. Foi nos campos e vilas do Fonseca que o “Animal” começou a jogar. Outro craque e conterrâneo é Gerson, o “Canhotinha de Ouro”, importante na conquista do título mundial de 1970.
Com carreira acadêmica no Brasil e no exterior, o antropólogo e autor de “Carnavais, malandros e heróis” nasceu em Niterói e se formou em História na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Símbolo da libertação feminina, Leila se tornou conhecida tendo Ipanema como pano de fundo — mas foi em Niterói que a atriz nasceu.
Filho de um casal de judeus poloneses, Sherman começou sua carreira como ator — talento descoberto em peças amadoras de um clube da colônia judaica em Niterói. A partir da década de 60, ele teve grande importância na direção de programas nas TVs Tupi, Excelsior, Globo, Manchete, entre outras.
De acordo com o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, o artista consagrado na Era do Rádio nasceu em Santa Rosa e começou a cantar ainda na escola. A família de Cauby é repleta de músicos.
O diretor de “Os desafinados” e “Brasil ano 2000”, antes de se tornar crítico de cinema, professor e parceiro de Glauber Rocha, nasceu e foi criado em Niterói.
O niteroiense teve participação importante, como cantor e apresentador, na época da Jovem Guarda. Foi neste período que seu programa na TV Record ajudou a revelar importantes nomes da música brasileira, como Os Mutantes e Gal Costa. Ronnie atualmente apresenta um programa na TV Gazeta.
Fonte: O Globo